Como buscar o equilíbrio na alimentação das crianças?


O início da vida é uma janela oportunidade única para moldar o futuro. Infelizmente, hoje vivemos entre dois extremos que não são adequados.
De um lado, uma alimentação pobre em nutrientes, com alto consumo de alimentos ultraprocessados, considerada “comida de criança” e que “mal não faz”. Por outro lado, uma preocupação excessiva com o corpo e a estética, que leva para as crianças o peso do ideal de magreza e “saúde”.
Uma criança que inicia a introdução alimentar de forma precoce, que recebe açúcar e alimentos ultraprocessados antes dos dois anos e após em exagero, que não tem uma rotina alimentar, não tem exemplos em casa e não tem acesso a alimentos nutritivos, tem maior risco de desenvolver doenças crônicas a curto, médio e longo prazo, além de prejudicar a formação de hábitos saudáveis. Já uma criança que, mesmo após os dois anos, é proibida de comer alimentos menos nutritivos, que está sempre ouvindo seus familiares criticando o próprio corpo e que classifica os alimentos entre bons e ruins ou proibidos e permitidos, terá maior risco de desenvolver uma relação conturbada com o alimento e até transtornos alimentares no futuro.
Por isso, o caminho do meio é sempre a melhor opção. E entendam como equilíbrio, respeitar as orientações baseadas em ciência, ou seja, não oferecer açúcar, embutidos, frituras até os dois anos, promover a autonomia alimentar da criança e oferecer alimentos nutritivos e refeições em família. Após os dois anos, permitir que a criança coma alimentos menos nutritivos eventualmente, principalmente quando compartilhado, sem classificar como bom ou ruim, apenas curtir o momento, e jamais criticar o próprio corpo ou o corpo da criança. Assim podemos ajudar a formar uma geração de indivíduos com uma melhor relação com seu corpo e com o ato de se alimentar.
Tenham uma nutricionista materno infantil de confiança para chamar de sua, os frutos serão colhidos por toda vida!
por Bianca Grandi
Nutricionista especialista em Nutrição Materno infantil
Mestranda em Pediatria e Saúde da Criança
51 999090816
Instagram: @nutribiancagrandi

