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Como auxiliar o desenvolvimento da autonomia de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?


Por Redação / Agora Publicado 17/09/2024
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O desenvolvimento da autonomia é fundamental para toda criança, sendo de suma importância para seu crescimento, formação de personalidade e expressividade. Apesar de cada pessoa ser única, a abertura e incentivo ao desenvolvimento são igualmente importantes para todos nós, e, por isso, é essencial discutir sobre a importância da autonomia para crianças com TEA. O desenvolvimento da autonomia e a busca pela liberdade e independência geralmente são desejos naturais na vida de muitas pessoas. No entanto, para crianças diagnosticadas com TEA, essa progressão precisa ser incentivada por terapeutas, professores e responsáveis, por meio de ações e cuidados específicos, sempre considerando a individualidade de cada pessoa.

Quando devemos começar a estimular a autonomia das crianças? Quanto antes, melhor! Não podemos esperar que as dificuldades comecem a aparecer para então realizar intervenções que estimulem o desenvolvimento da autonomia em crianças com TEA. Por exemplo, para que a criança desenvolva a habilidade de comer sozinha, é importante começar a trabalhar com ela nesse processo de forma contínua e tranquila: incentive-a a dar uma colherada, depois outra, e mais outra, até que se sinta segura e aprenda a realizar a atividade de maneira independente. A participação ativa dos responsáveis, supervisionando e incentivando, é primordial para que a criança execute a tarefa com independência no futuro.

Confira a seguir as melhores estratégias para aumentar a autonomia e independência da criança com TEA:

Incentive a participação em atividades domésticas

Uma das principais formas de aumentar a autonomia, independência e responsabilidade no autismo é estimulando as crianças a participarem de atividades domésticas desde cedo. Por isso, inclua a criança em tarefas como arrumar a cama, guardar as roupas limpas, varrer o chão, recolher o lixo, organizar coisas fora do lugar e limpar móveis. Caso a criança tenha dificuldade em completar uma atividade inteira, você pode dividir a tarefa em etapas menores, sempre oferecendo as instruções necessárias.

Estimule o autocuidado

Desenvolver habilidades de autocuidado, como escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos, cortar as unhas e usar desodorante, é extremamente importante para aumentar a autonomia e independência do autista. Por isso, inclua essas tarefas na programação diária para que a criança comece a entender que elas fazem parte de sua rotina.

Fortaleça a comunicação

Se a criança tiver dificuldades com a fala, o ideal é fortalecer a comunicação a partir de estratégias e/ou ferramentas que permitam que ela expresse seus sentimentos, preferências e desejos.

Ensine a criança a pedir pausas

Ensinar a criança a pedir pausas é crucial para que ela saiba reconhecer quando se sente sobrecarregada. Isso permite que ela tenha um maior controle sobre si e sobre o ambiente externo.

Busque intervenção integrada e intensiva

Por fim, a participação de uma equipe transdisciplinar é de extrema importância para aumentar a autonomia e independência da criança com TEA, reduzindo os déficits comportamentais. Em conjunto com a família, a equipe promove os estímulos adequados à criança, permitindo que ela desenvolva melhor suas habilidades para a vida adulta.

Conteúdo escrito por:

Vitoria Santana
Fonoaudióloga
Especialista em Linguagem e Neuropsicologia pelo CFFA
Especializada em Análise do Comportamento Aplicada – ABA e Neurociência e Aprendizagem.
Mestra em Ciências Médicas
51 995140260
Instagram: fonovitoriasantana

Referências: SILVA, F. E. et al. Análise sobre a construção da autonomia do indivíduo portador de TEA através da série Atypical. Revista de Pesquisa e Prática em Psicologia, v. 1 n. 3, p. 718-739, 2021. Montenegro, A.C.A. et al. (2023). Desenvolvimento das habilidades comunicacionais em adolescente autista com uso de comunicação alternativa: relato de caso. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.