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Atraso na fala: quando e como procurar ajuda?


Por Redação / Agora Publicado 02/05/2023
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Seu filho ainda não fala e isso te preocupa? O fato de uma criança apresentar atraso na fala é um dos mais notáveis sinais de que ela não está atingindo os marcos do desenvolvimento esperados para cada idade. Para entender mais sobre esse assunto e saber quando você deve procurar ajuda profissional, confira esse conteúdo até o fim.

Mesmo que cada criança seja única e se desenvolva no seu próprio tempo, existem alguns marcos do desenvolvimento infantil que precisam ser observados com cuidado. De modo geral, o desenvolvimento da fala começa quando a criança completa 6 meses de vida. A partir desta idade, é importante estar atento a:
• Aos 6 meses: compreende algumas palavras familiares (o próprio nome, “mamã”, “papá”). Importante: vira a cabeça em direção ao som quando o chamam;
• Aos 10 meses: surgimento da primeira palavra;
• Entre 13 e 15 meses: mesmo que a criança ainda não consiga proferir palavras, ela já brinca de falar. Emite sons como se estivesse querendo comunicar algo;
• Entre 12 e 18 meses: este é o período em que a criança vai desenvolver a fala. Algumas crianças podem começar a falar antes;
• Aos 2 anos: nesta idade, o vocabulário da criança já tem entre 50 e 100 palavras, e esse repertório aumenta rapidamente à medida que ela aprende mais.

As causas de atraso da fala são variadas, desde dificuldade sensorial (perda auditiva), passando por transtornos do neurodesenvolvimento, distúrbios específicos de linguagem ou apraxia da fala (já falada por aqui). E não se deve esquecer que a exposição excessiva à telas eletrônicas associada a falta de estimulação, principalmente para os menores de 2 anos de idade, tem sido apontada como fator de risco para atraso de linguagem.

Tanto o diagnóstico do atraso como o tratamento dependerão de avaliações especializadas, incluindo profissionais da área médica como Pediatra ou Neuropediatra, em conjunto com um(a) Fonoaudiólogo(a). Mesmo que não exista uma causa ou diagnóstico para explicar o atraso, a criança deve receber tratamento, pois a linguagem é uma ferramenta mediadora para a comunicação, o aprendizado e a adaptação ao meio em que o ser humano vive, havendo risco de comprometimento das habilidades sociocognitivas.

Por Vitoria Santana 

Fonoaudióloga
Especializada em Análise  do Comportamento Aplicada – ABA e Neurociência e Aprendizagem
Mestranda em Ciências Médicas 
51 995140260
Instagram: fonovis

Referências:
https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/infant-and-toddler-health/in-depth/language-development/art-20045163
https://www.cdc.gov/ncbddd/childdevelopment/language-disorders.html

ALEXANDRE, Débora de Souza et al. Validation of a booklet on language developmental milestones in childhood. Revista Cefac, [S.L.], v. 22, n. 2, p. 1-14, 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/202022216219.