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Apraxia de fala na Infância (AFI), já ouviu falar? O que é?


Por Redação / Agora Publicado 30/05/2023
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A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um tipo de transtorno motor de fala que afeta a habilidade para sequencializar os movimentos necessários para a produção dos sons da fala. Segundo a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), Associação Americana de Fonoaudiologia, o termo Apraxia de Fala na Infância, refere-se a “um transtorno neurológico que afeta o planejamento e a programação das sequências de movimentos necessários à produção dos sons da fala, na ausência de déficits neuromusculares (por exemplo: reflexos anormais, tônus alterado)”. Maio é o mês em alusão a Conscientização da AFI, tendo o dia 14 de Maio como o Dia da Conscientização da AFI.

A criança tem ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios, da língua e de outros articuladores, responsáveis por produzir os sons que formam sílabas, palavras e frases.
A criança parece “não saber o que fazer” com sua boca. Geralmente, são crianças que compreendem bem a linguagem, mas falar é um grande desafio. Elas não conseguem planejar os movimentos para a fala ocorrer no tempo certo, para que as palavras sejam produzidas na ordem correta.

Uma característica observada nas crianças pequenas, é uma fala muito limitada, com pobre repertório de palavras, podendo apresentar também uma fala de difícil compreensão. A fala não é clara e quanto mais extensa a palavra, maior a dificuldade.

ATENÇÃO!: Nem todo o atraso de fala ou dificuldades na fala são Apraxia.

Como ajudar?
Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento da fala do(a) seu(sua) filho(a) está adequado, procure ajuda. Não espere! Esperar pode significar perda de tempo importante para iniciar um tratamento.
• Busque um diagnóstico correto com um(uma) fonoaudiólogo(a) que tenha formação na área da linguagem infantil e que conheça a AFI;
• A terapia fonoaudiológica individual, intensiva e adequadamente planejada dará a criança oportunidades de aprender e desenvolver os movimentos necessários para a fala ocorrer adequadamente;
• Se necessário, busque uma forma alternativa ou complementar de comunicação, o(a) fonoaudiólogo(a) que irá auxiliar sobre o assunto;
• Pais, familiares e escola devem estar envolvidas no processo terapêutico;

O que realmente é importante?
Com a terapia fonoaudiológica específica, selecionando adequadamente os métodos de intervenção e estratégias recomendadas para a AFI, com o suporte da família e a escola, crianças e adolescentes com AFI terão progresso na habilidade de falar.

Por Vitoria Santana 

Fonoaudióloga

Especializada em Análise  do Comportamento Aplicada – ABA e Neurociência e Aprendizagem

Mestranda em Ciências Médicas 

51 995140260

Instagram: fonovis