Apoie a Amamentação: faça diferença para mães e pais que trabalham


Este ano a Semana Mundial de Aleitamento Materno refere o incentivo à amamentação no retorno ao trabalho.
Que tipo de preparação vem da parte das mulheres e das famílias?
Ter os materiais necessários como bomba extratora de leite, frascos adequados para armazenamento e um utensílio amigo da amamentação para oferecer o leite ordenhado evitando assim o desmame precoce.
Ter informação de como extrair, armazenar e oferecer o leite nesse momento deve fazer parte do processo.
Mas a amamentação e o retorno ao trabalho vão muito além do desejo e dessa organização. É necessário também o apoio social, políticas públicas e adequação das empresas.
Mesmo quando existe um trabalho formalizado e amparado por leis trabalhistas, muitas vezes, não há flexibilidade de horários, ambiente com privacidade e conveniente para extrair o leite e nenhum lugar onde o leite ordenhado possa ser armazenado.
Quem já passou pela situação de ordenhar o leite no banheiro para aliviar as mamas + manter a produção e ainda precisou jogar tudo no ralo da pia porque não tinha como armazenar e transportar, vai saber do que estou falando.
Manter a amamentação durante o retorno ao trabalho é mais um desafio de quem deseja dar o melhor e mais completo alimento para seu filho e motivo de ansiedade para as mães que me procuram para receber auxílio nessa fase.
O Agosto Dourado chegou e com ele a oportunidade de fazer diferente, de seguir inventivando e apoiando o aleitamento mesmo após a licença maternidade, instalando salas de apoio à amamentação para que a mãe trabalhadora tenha um local digno para extrair seu leite e seguir protegendo as mulheres mães e as nossas crianças.
por Joanna Moraes
Consultora de Amamentação e Fonoaudióloga
51 999944088 (clique aqui)
Instagram: @jomoraesfono
Facebook: Consultora Amamentação Joanna / Joanna Moraes

