Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Anticoncepção no puerpério – o que pode usar?


Por Redação / Agora Publicado 22/09/2023
Ouvir: 00:00

O bebê nasceu e agora, posso engravidar? Preciso usar algum método contraceptivo? A partir de quando?

Após o nascimento orientamos consulta de revisão com 7 a 15 dias e outra consulta com 30 a 40 dias. Nesta consulta dos 40 dias, vamos examinar a paciente e se tudo estiver bem podemos liberar pra exercício físico e relações sexuais. Iniciamos algum método contraceptivo.

Se a paciente estiver amamentando pode ser usando métodos não hormonais e métodos apenas com progesterona.

Dentre os métodos sem hormônios estão o DIU de cobre, preservativo, tabelhinha, coito interrompido. Sabe-se que tabelhinha não é recomendado no puerpério, pois o ciclo menstrual não é regular. O coito interrompido tem alta taxa de falha. O uso de preservativo depende do uso correto. Já o DIU de cobre tem uma eficácia de 99,5%. Tem duração de 5 a 10 anos.

Dentre os métodos hormonais liberados estão a mini pílula, anticoncepcional com somente progesterona, implante subcutâneo, DIU hormal, injetavel trimestral. Todos esses métodos são de alta eficácia com exceção da mini pílula, a qual tem sua eficácia vinculada a amamentação exclusiva, incluindo a madrugada e o não uso de bicos artificiais. Os demais são eficientes mesmo após suspender a amamentação.

O anticoncepcional com progesterona apenas é de uso contínuo, ou seja, sem pausa entre as cartelas. Sendo que enquanto estiver usando provavelmente não haverá menstruação. Às vezes, pode-se ter sangramentos de escapes, principalmente quando há mudança na amamentação ou introdução alimentar.

O DIU com hormônio progesterona, é um dispositivo intrauterino que libera baixas doses, fazendo efeito duplo, de corpo estranho e hormonal dentro do útero. Tem duração de 5 anos.

O implante subcutâneo é um dispositivo como se fosse um tubo de uns 5cm, como uma carga de caneta, é colocado embaixo da pele do braço. Esse dispositivo libera progesterona, como não se desloca e não depende do modo de uso é considerado o método mais seguro de todos com eficácia de 99, 95%. Tem duração de 3 anos.

O injetavel trimestral tem como componente único a progesterona, faz atrofia do endométrio também levando a parada da menstruação. Método que não depende da absorção intestinal, sendo necessário apenas lembrar de aplicar as injeções a cada 90 dias.

Está grávida? Seu bebê já nasceu? Já pensou como se proteger durante o puerperio?

Ficou com dúvidas? Conte sua experiência….

Conteúdo escrito pela

Dra Bárbara Lambert

Ginecologista e obstetra

Clinica Ricto 51 996207175