Agosto Dourado: como o Odontopediatra pode auxiliar na amamentação?


Estamos no “Agosto Dourado”, o mês de apoio e incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, que é reconhecido mundialmente como o mais completo para os primeiros meses de vida do bebê, contendo todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, com benefícios que seguem até os dois anos, ou mais, pois não há um prazo de validade para esse alimento tão precioso.
Além dos inúmeros benefícios a curto e a longo prazo para a saúde geral de uma criança, a amamentação também está diretamente relacionada à saúde bucal, pois:
O ato de sugar auxilia no crescimento do crânio e da face do bebê;
Previne as más oclusões;
Fortalece os músculos da língua, bochechas e face como um todo, que são essenciais para a mastigação, fala, deglutição e respiração;
Além de promover uma menor incidência de infecções comuns na infância.
Ainda assim, a amamentação pode ser um dos momentos mais difíceis no puerpério de uma mulher, isso porque durante muito tempo se acreditou que amamentar seria um ato instintivo, ou seja, todas as mulheres estariam prontas para isso, sem qualquer suporte ou informação.
Amamentar pode ser, portanto, um grande desafio para muitas mulheres, mas a informação e o suporte de profissionais capacitados pode proporcionar grandes diferenças para essa fase.
O papel do Odontopediatra no auxílio ao aleitamento materno está especialmente relacionado ao diagnóstico e tratamento da anquiloglossia, que é a alteração no freio lingual. A língua presa pode dificultar a sucção pelo bebê, impactar no seu ganho de peso, causar fissuras e dores no seio da mãe e até mesmo levar ao insucesso da amamentação.
O diagnóstico da anquiloglossia é feito através da avaliação clínica do freio lingual, pontuando suas características em protocolos padronizados e associando essas informações aos dados colhidos pela consultora de amamentação, que é a profissional capacitada para identificar e auxiliar nas dificuldades com o ato de amamentar.
Caso seja identificada a alteração do freio lingual e indicado o tratamento, é realizada então a frenotomia lingual. Esse procedimento consiste em liberar o frênulo alterado de modo que, após a cirurgia, a língua consiga realizar os movimentos adequados para uma amamentação efetiva.
A frenotomia lingual é um procedimento indolor, relativamente rápido e simples, realizado em consultório Odontopediátrico com o suporte da consultora em amamentação, que irá levar o bebê ao seio materno e corrigir a sua pega e posicionamento logo após a intervenção cirúrgica.
A amamentação não deve envolver dor ou culpa, mas sim ser um momento leve e prazeroso tanto para a mãe quanto para o bebê. A informação e o acolhimento podem mudar a sua história! Sou muito grata em estar cercada de profissionais amigas da amamentação e de poder contribuir com diversas famílias para uma mudança positiva em suas histórias com o aleitamento materno!
por Ana Elisa Draghetti
Cirurgiã-dentista e Pós-graduanda em Odontopediatria
(51) 99952-7812 (clique aqui) Instagram: @anaelisa.odontopediatria

