A rotina de sono nas férias, como fazer sem pirar?


Verão, calor, viagens, passeios, escurecendo mais tarde. Isso tudo junto, tende a atrasar o horário de dormir das crianças, principalmente as maiores que conseguem aguentar um pouco mais.
E como faz? Adianta pirar? Atrapalha o desenvolvimento da criança?
O ponto inicial é o limite da criança, até que horas ela consegue ficar acordada tranquila, sem brigas, sem chateação, sem precisar de telas para distraí-la?
Notando isso, vamos ao segundo ponto, como está a qualidade de sono, ela acorda visivelmente descansada ou parece que sempre falta um pouco?
Depois, como ela passa ao longo do dia? Fica ativa, brinca, pula, grita ou parece que está sempre se arrastando, irritada, mal humorada?
Com essas 3 respostas podemos entender se é e onde é possível flexibilizar sem atrapalhar o bem estar da criança.
Se acorda descansada, é ativa ao longo do dia criem uma “rotina de férias”, que será temporária para esse período que vocês estiverem curtindo. Eu sugiro que o horário de dormir não passe das 21h30′, por conta da liberação dos hormônios noturnos como melatonina e o hormônio do crescimento ou pelo menos não na maioria das noites.
Mas se a criança não se adapta a essas trocas, busque manter o que ela está acostumada ou varie o menos possível, pois com irritação, choro, estresse ninguém consegue curtir, nem você e nem a criança.
Sabe a regra do bom senso? Ela cabe perfeitamente aqui.
Lembrando que quanto menor a criança, mais horas de sono ela precisa e ela tem a tendência de ser mais sensível às mudanças.
Observar a sua criança é sempre o melhor caminho, principalmente neste período de férias em que ela vai querer ficar grudinha em você.
Um grande beijo
por Lari Porto
Consultora do Sono Materno Infantil e Mãe de 2.
5599639061
Instagram: @lariporto.consultora
Facebook: Lari Consultora Materno Infantil

