Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

A importância do brincar com a participação da família e dicas de como aproveitar as férias de inverno com suas crianças


Por Redação / Agora Publicado 28/06/2024
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2024-06-27 at 20.04.17

O brincar é de suma importância para o desenvolvimento da criança. É através do brincar que a criança constrói pensamentos e seu próprio jeito de ver o mundo, aprendendo a interagir com a realidade. A família precisa participar de modo efetivo nesses momentos, ajudando-as a se comunicar e a expressar sentimentos de alegria, tristeza e angústia, sempre partindo do brincar. É através do brincar que a criança desenvolve habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas e cognitivas.

As férias de inverno estão chegando, e com as temperaturas lá embaixo, este momento costuma ser mais ocioso. No entanto, até dentro de casa é possível se divertir. Para isso, basta soltar a imaginação e ativar seu “modo brincar” com suas crianças!

Para te ajudar nessa missão, apresento dicas com dez opções de brincadeiras para fazer no frio. Continue a leitura e escolha as suas favoritas!

  1. Cabaninha
    Já pensou em aproveitar o clima das férias de inverno para montar uma cabaninha em família? Você pode escolher um cômodo confortável e montá-la com a ajuda de duas cadeiras, um colchão e um lençol grande. Depois, é só organizar os itens para que fiquem em formato de cabana e comportem todos os envolvidos. Nesse espaço, é possível descansar ou fazer outras brincadeiras, como contação de histórias, jogos, etc. Para os mais novos, também é possível utilizar o espaço para brincar de faz de conta.
  2. Boliche caseiro
    Para as famílias que gostam de competir, uma excelente opção de brincadeira para fazer durante as férias de inverno é o boliche caseiro. Para isso, é necessário juntar algumas garrafas de plástico e uma bola pequena, que pode ser de handebol ou de tênis. Assim, é só customizar as garrafas com números e preparar o espaço da casa. Depois de organizar os objetos, é hora de jogar. Vocês podem separar os participantes por grupos ou individualmente e estabelecer a prenda para o ganhador, que será quem derrubar mais garrafas ao longo das partidas.
  3. Telefone sem fio
    Outra opção entre as brincadeiras para fazer em casa durante o inverno é o telefone sem fio. Um verdadeiro clássico entre os passatempos, a atividade é mega divertida, pode contar com vários participantes e rende bons momentos. Na hora de brincar, os participantes devem ficar em círculo, o primeiro precisa criar uma mensagem e, então, passá-la para o próximo à esquerda. A mensagem deve ser passada adiante até chegar ao último da roda, que deve falá-la em voz alta. O desafio é saber se a mensagem continuou a mesma e, se não, quais jogadores se perderam no caminho.
  4. Stop
    Stop também é um jogo que rende boas gargalhadas e combina bem com o clima das férias de inverno. Para jogá-lo, é necessário reunir dois ou mais participantes, e cada um deve ter em mãos um papel e uma caneta. Todos devem fazer uma tabela igual na folha de papel, com categorias como nome de pessoa, fruta, animal, cor, CEP, etc. Depois, é hora de começar a brincadeira. Ao grito de “stop”, os jogadores devem mostrar as mãos com os dedos esticados e contar o número. Depois, devem conferir qual letra do alfabeto corresponde ao resultado. Os participantes escrevem os nomes dos itens da tabela que iniciam com essa letra. Quem acabar primeiro fala “stop”, e todos os outros param de escrever. Cada palavra acertada vale dez pontos, se um único participante escrevê-la, ou cinco pontos, se mais de um escrevê-la. Quem não escrever a tempo ou não acertar, não pontua. Ao final, vence quem tiver maior pontuação.
  5. Cinema em casa
    Que tal aproveitar a queda da temperatura para fazer um cinema em casa com toda a família? Para isso, basta separar o espaço no sofá, preparar a pipoca, os snacks e as bebidas e escolher o filme. Na hora de escolher entre as opções de filmes, a dica é apostar em enredos com lições tanto para as crianças quanto para os adultos, como Divertida Mente (2015) e Valente (2012). Vale, ainda, investir nos lançamentos, como Divertida Mente 2 (2024) e Amigos Imaginários (2024).
  6. Jogos de tabuleiro
    Os jogos de tabuleiro sempre são uma excelente alternativa quando o assunto é se divertir em família. Você pode investir em diversas opções para fazer em uma tarde ou noite de jogos, por exemplo. Entre as versões, os clássicos como Jenga e Twister costumam deixar a galera super animada. Também há opções educativas, como Monta Palavras e Jogo da Memória, que beneficiam o desenvolvimento infantil.
  7. Contação de histórias
    Como no frio as pessoas preferem ficar mais dentro de casa, investir em uma contação de histórias para alegrar a criançada é uma boa estratégia. A ideia é escolher um livro que cative os envolvidos e narrá-lo expressivamente para que todos se entretenham. Você pode complementar a contação de histórias com um teatro de fantoches. Além de tornar a atividade mais lúdica, é uma boa forma de prender a atenção das crianças mais novas.
  8. Piquenique
    Se mesmo com o frio você gosta de dar um passeio ao lado da família, fazer um piquenique no parque é uma ótima maneira de aproveitar as férias de inverno. Para isso, é só separar uma toalha e montar a cesta com snacks, bebidas e guloseimas preferidos da família. Depois, é só ir ao parque favorito da criançada e escolher um lugar para montar o piquenique. Não se esqueça de incluir alguns brinquedos, como bolas, bicicletas e patins para brincar com os pequenos.
  9. Golzinho
    Popular entre as crianças e adolescentes, golzinho é uma brincadeira bastante comum no Brasil. Basicamente, trata-se de uma forma recreativa de jogar bola, onde o objetivo é acertar o gol do adversário, normalmente feito com traves em tamanho reduzido ou chinelos. Diferentemente do futebol, no golzinho não há goleiros, ou seja, a disputa é direta entre os participantes em campo. Além disso, as partidas não têm um tempo determinado, podendo durar até mesmo um dia inteiro.
  10. Desenho colaborativo
    Para a criançada que nem durante as férias escolares consegue soltar os lápis e papéis, brincar de desenho colaborativo é uma ótima forma de passar o tempo. Nesse caso, você só precisará pegar uma folha de papel grande, como uma cartolina ou um rolo de sulfite, assim como lápis, canetinhas, etc. Depois, é só reunir a criançada e pedir para que façam um desenho em conjunto. Esse tipo de passatempo ajuda a coordenação motora fina dos pequenos, assim como favorece a interação social.

Vitoria Santana
Fonoaudióloga
Especialista em Linguagem e Neuropsicologia pelo CFFA
Especializada em Análise do Comportamento Aplicada – ABA e Neurociência e Aprendizagem.
Mestra em Ciências Médicas
51 995140260
Instagram: fonovitoriasantana

Referências:
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca:definição, histórico no Brasil e no mundo. In: FRIEDMANN, A (org.). O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta, 1998.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 10. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2007.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 8.ed. São Paulo. Cortez, 2010.