A criança não quer se alimentar no período de adaptação escolar? Saiba se é normal


Esse período do ano é marcado por muitas adaptações. Com o fim das férias, as crianças retornam às aulas, conhecem novos colegas e novos professores. Até mesmo os pais precisam se readaptar a nova rotina e demandas emocionais das crianças, não é mesmo? É comum as famílias me procurarem apreensivas com a queixa de que seus filhos não estão fazendo as refeições na escola, passando o dia todo sem comer.
Enquanto essa cena se repete, relembro inúmeras situações semelhantes das quais acompanhei e essa matéria é para esclarecer que, na maioria das vezes, é normal as crianças não quererem se alimentar no período de adaptação escolar e esse episódio tem explicação!
Isso acontece pois a criança pode estar se sentindo insegura com o novo ambiente e seu cérebro ativa o sistema simpático, acionando um mecanismo que existe no nosso corpo desde a época das cavernas: o modo de luta ou fuga, diretamente voltado para nossa defesa. Com isso, ocorre o bloqueio total do apetite já que para o cérebro da criança é muito mais importante ficar alerta e observar o ambiente do que se alimentar.
Com o passar dos dias, a criança vai ficando mais familiarizada com o ambiente, com os colegas e professores e vai se abrindo para novas experiências. Por isso, a dica é transmitir segurança para o seu filho nesse momento, encorajando e afirmando que a escola é um ambiente seguro e amistoso.
Seu filho consegue compreender e interpretar o que você sente.
Lembrando que se a recusa alimentar permanecer por muitos dias ou houver alguma mudança drástica no comportamento é importante conversar com a escola ou com algum profissional de saúde infantil.
por Ana Paula Jasper
Nutricionista Pediátrica
Esp. em Neurociência e Desenvolvimento Infantil
51 995823560 (clique aqui)
Instagram: @amamaenutri
Facebook: A Mamãe Nutri
Youtube: A Mamãe Nutri
Blog: https://amamaenutri.com.br/

