Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

A Cândida é um fungo que faz parte da microbiota normal do nosso organismo


Por Redação / Agora Publicado 05/01/2023
Ouvir: 00:00

O desequilíbrio no sistema imunológico da mulher, pode se dar pela baixa imunidade, principalmente após o nascimento do bebê ou também pelo uso de antibióticos.

Sabendo que o fungo se prolifera em ambiente quente e úmido, manter as mamas úmidas e abafadas propiciam um ambiente perfeito para o desenvolvimento do mesmo.

A candidíase é uma infecção e pode atingir só a pele do mamilo e da aréola ou comprometer também os ductos lactíferos.

Ela costuma manifestar-se por coceira, sensação de queimadura nos mamilos e dor em agulhadas nos mamilos e dentro das mamas. A pele dos mamilos e da aréola pode apresentar-se avermelhada, brilhante, irritada e com fina descamação. Os sintomas podem aparecer juntos, mas devem ser considerados e avaliados se surgirem de forma isolada também.

No bebê, pode se manifestar como o ‘famoso’ sapinho, mas nem sempre ele apresenta sintomas. Mesmo assim, de acordo com todos os protocolos das autoridades de saúde, mãe e bebê devem ser tratado simultâneamente, pois existe grande chance de reinfecção.

O tratamento deve ser recomendado pelo médico, inicialmente é local, com uso de cremes ou pomadas. Caso não seja eficaz é indicado o uso de medicamento via oral, como antifúngicos e probióticos. O laser também é um recurso muito usado para combater esse fungo.

Além do tratamento com medicamentos, podem ser tomadas medidas não farmacológicas para controlar o crescimento da cândida:

  • -MANTER AS MAMAS SECAS E AREJADAS
  • -Controlar a ingesta de açúcares
  • -Aumentar higiene de roupas, esterelizar utensílios que entram em contato com as mamas e a boca do bebê

Nesta época de calor e biquini molhado, os casos de candidíase mamária tem aumentado significativamente. Previna-se! Ao primeiro sintoma, entre em contato com a consultora em amamentação e o médico.

*Fonte: Ministério da Saúde

por Joanna Moraes
Consultora de Amamentação e Fonoaudióloga
51 999944088 (clique aqui)
Instagram: @jomoraesfono
Facebook: Consultora Amamentação Joanna / Joanna Moraes