Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Saiba mais sobre Planejamento Tributário


Por Redação / Agora Publicado 01/12/2020
Ouvir: 00:00

Hoje no Brasil temos mais de 18 milhões de empresas em atividade. 55% deste total são empresas enquadradas como MEI, 23% no Simples Nacional, 19% no Lucro Presumido e apenas 3% no Lucro Real, conforme estudo publicado pela ROIT em abril de 2020.

Como saber qual o melhor regime tributário para a minha atividade? Esse é um trabalho de planejamento tributário que os contadores realizam toda a virada de ano, com isso podendo analisar e apresentar ao empresário que juntos possam definir qual a melhor opção. Uma vez feita a opção ela é válida para todo o ano, sendo vedado a alteração de regime dentro do ano calendário. A opção pode ser feita até o último dia útil de Janeiro, e tem validade até 31 de dezembro do mesmo ano. 

O regime do simples nacional pode ser o mais vantajoso inicialmente, porém se existe um planejamento de crescimento de faturamento durante o ano, muitas vezes um estudo detalhado, pode prever qual a carga tributária menor, optanto pelo regime do lucro presumido ou lucro real. No simples nacional temos 6 faixas de impostos que variam de acordo com faturamento da empresa, enquanto que nos lucros presumido e real teremos uma aliquota fixa independente do faturamento. 

E você ja sentou com seu contador para planejar o ano de 2021?

Tiago Lenz, contador
Lenz Contabilidade
Contabilidade | Assessoria | BPO Financeiro
(51) 3710.2720 (Whatsapp) para agendamentos
Instagram: @lenzcontabilidade
Facebook: LenzContabilidade