Quero abrir a minha própria empresa, por onde devo começar?


Se você já pensou em ser o seu próprio chefe, então a boa notícia é que você faz parte dos 46% de brasileiros que sonham em abrir um negócio.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae no início de 2022, o empreendedorismo é considerado o terceiro maior sonho dos brasileiros, especialmente com o aumento desse interesse por pessoas com alta escolaridade.
Todo dia estamos cercados de cases de pessoas que alcançaram o sucesso ao lançar a “sorte” no empreendedorismo e hoje possuem grandes empresas e um reconhecimento sem fronteiras. Mas sabemos que nem todo mundo vai pelo mesmo caminho, não é mesmo?
E agora você deve estar se perguntando: “Quero abrir a minha própria empresa, por onde devo começar?”. Vem com a gente, vamos te ajudar!
Vou começar do zero, o que preciso saber?
Se o objetivo é começar uma empresa do zero, você precisa ter em mente que essa missão vai muito além do capital financeiro. Como assim? O capital financeiro é importante, porém, se você não estiver preparado para depois dos custos iniciais para abrir a sua empresa, então as chances de insucesso aumentam.
Identificar esse cenário e contabilizar o quanto precisa para iniciar é o primeiro passo. Além disso, é importante estudar as probabilidades, incertezas naturais, pois a falta de conhecimento sobre as opções é também o primeiro obstáculo.
É fundamental que você sonhe, claro, mas é de igual importância ter clareza sobre o que pretende fazer. Buscar auxílio com amigos ou profissionais especializados também é interessante, como por exemplo para questões burocráticas, financeiras, contábeis e jurídicas.
Resumindo…
Qualquer pessoa pode empreender, basta escolher uma possibilidade de negócios, tamanho e segmento. Para isso você vai precisar de:
- uma ideia diferenciada;
- oportunidade de mercado;
- plano de negócios;
- capital financeiro inicial conforme o tamanho da empresa;
- manter o foco, ter paciência e determinação para seguir em frente mesmo com os desafios.
Esses itens variam conforme alguns fatores, e o principal deles é o objetivo que você tem. Hoje é possível começar uma empresa individual com poucos investimentos, como um negócio virtual, por exemplo.
Abrir uma empresa não tem uma receita pronta, porque cada situação é única, assim como o porquê de estar fazendo isso. Então, organizamos algumas dicas que vão te ajudar a estruturar um planejamento de empreendedor.
- Defina um plano de negócios
A etapa mais importante para quem quer ser empreendedor é começar definindo um plano de negócios. Nessa primeira fase é necessário especificar os objetivos, de quanto precisa de capital, mapeamento de mercado e análise de concorrência, Também é necessário fazer a análise do que a sua empresa vai oferecer.
De imediato pode parecer algo complexo, mas à medida que vai colocando tudo no papel e tem uma boa base de pesquisa, as etapas vão ficando mais claras. Quanto mais você estudar sobre todos os detalhes, mais insights e novas ideias vão surgir.
- Não se apegue à ideia de que precisa ser original
No mundo dos negócios uma característica para se manter crescendo é exercitar a flexibilidade. E por que? Porque a questão da originalidade de um negócio é sim importante, contudo, ao se apegar demais a isso, ela pode não estar limitada em questões que poderiam fazer com que expandisse o crescimento.
Conhecemos inúmeros exemplos de empresários que criaram produtos ou empresas realmente originais e que conquistaram lugares de destaque por décadas ou mais. Nike, Coca-Cola, Chilli Beans, Apple, Microsoft, BMW, e por aí vai. A lista é imensa.
A questão é que além dessas empresas mundiais, também vamos conhecer empresas nacionais, regionais ou até mesmo locais que também se desenvolveram com uma história de sucesso e ótimo faturamento. O ponto central é que muitas dessas empresas precisaram se reinventar, muitas vezes por conta de uma dificuldade econômica, financeira ou social.
A originalidade deve ser mantida em seu propósito, no valor do produto ou serviço que sua empresa tem como base. Outra porta de entrada é pensar no seguinte: Eu vendo o mesmo produto que a loja x, mas o que eu posso trazer como diferencial?. Geralmente essa resposta está na forma de se comunicar com seu público, e não só no diferencial do produto.
- Pesquise e estude o seu público
A definição e a análise detalhada do seu público é o que direciona toda a estrutura, posicionamento, apresentação do produto, formato de vendas, abordagem, e uma série de outros detalhes.
Alguns pontos importantes que você precisa saber sobre o público de sua empresa:
- faixa etária e gênero;
- locais que esse público mais frequenta;
- quais os interesses das pessoas que consomem esse tipo de produto?
- qual a linguagem a ser adotada pelo marketing para atrair essas pessoas?
- quais as dores do cliente que busca esses produtos?
São questões essenciais para definir qualquer coisa antes de começar o seu negócio. É o perfil do público que orienta as tomadas de decisão nesse sentido, afinal, as estratégias devem ser planejadas para que um determinado tipo de pessoas tenha interesse.
- Invista em marketing
Pode ser que você questione a necessidade de pensar sobre o marketing logo no início do processo. E aqui vai a resposta: o marketing vai muito além do que fazer a divulgação da sua empresa, dos produtos e serviços.
O bom marketing, pensado de forma estratégica e com base em seus objetivos e no público, é responsável por agregar valor ao que sua empresa vende, assim como atrair novos clientes e diferentes públicos para conhecer o seu negócio.
Tudo começa em conhecer a jornada do cliente. Ou seja, gerenciar estratégias de comunicação que envolvam desde apresentar a sua marca às pessoas, até direcioná-las a ter interesse no produto para comprar, e por último, fidelizar a escolha delas com a sua empresa.
- Peça ajuda a especialistas
Quando se trata de começar um novo negócio, independente do nicho de mercado, essas três áreas precisam estar alinhadas: financeiro, contábil e jurídico.
São os três setores que precisam sempre estar bem planejados e cuidados, pois constituem a base do sucesso da empresa. Normalmente são burocracias e tomam bastante tempo, então é sempre indicado contar com especialistas, que além de cuidarem dos detalhes de forma profissional, ainda te ajudam com dicas e consultorias.
Tenha paciência e busque ter o máximo de segurança em cada passo. Nem todos os riscos podem ser previstos, mas com um plano de negócios consistente, bem organizado e com as pessoas certas cuidando de cada detalhe, as chances de sucesso multiplicam-se.
Tiago Lenz, contador
Lenz Contabilidade / True BPO
Contabilidade | Assessoria | BPO Financeiro
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