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Quero abrir a minha própria empresa, por onde devo começar?


Por Redação / Agora Publicado 30/08/2022
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Se você já pensou em ser o seu próprio chefe, então a boa notícia é que você faz parte dos 46% de brasileiros que sonham em abrir um negócio.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae no início de 2022, o empreendedorismo é considerado o terceiro maior sonho dos brasileiros, especialmente com o aumento desse interesse por pessoas com alta escolaridade.

Todo dia estamos cercados de cases de pessoas que alcançaram o sucesso ao lançar a “sorte” no empreendedorismo e hoje possuem grandes empresas e um reconhecimento sem fronteiras. Mas sabemos que nem todo mundo vai pelo mesmo caminho, não é mesmo?

E agora você deve estar se perguntando: “Quero abrir a minha própria empresa, por onde devo começar?”. Vem com a gente, vamos te ajudar!

Vou começar do zero, o que preciso saber?

Se o objetivo é começar uma empresa do zero, você precisa ter em mente que essa missão vai muito além do capital financeiro. Como assim? O capital financeiro é importante, porém, se você não estiver preparado para depois dos custos iniciais para abrir a sua empresa, então as chances de insucesso aumentam.

Identificar esse cenário e contabilizar o quanto precisa para iniciar é o primeiro passo. Além disso, é importante estudar as probabilidades, incertezas naturais, pois a falta de conhecimento sobre as opções é também o primeiro obstáculo.

É fundamental que você sonhe, claro, mas é de igual importância ter clareza sobre o que pretende fazer. Buscar auxílio com amigos ou profissionais especializados também é interessante, como por exemplo para questões burocráticas, financeiras, contábeis e jurídicas. 

Resumindo…

Qualquer pessoa pode empreender, basta escolher uma possibilidade de negócios, tamanho e segmento. Para isso você vai precisar de:

  • uma ideia diferenciada;
  • oportunidade de mercado;
  • plano de negócios;
  • capital financeiro inicial conforme o tamanho da empresa;
  • manter o foco, ter paciência e determinação para seguir em frente mesmo com os desafios.

Esses itens variam conforme alguns fatores, e o principal deles é o objetivo que você tem. Hoje é possível começar uma empresa individual com poucos investimentos, como um negócio virtual, por exemplo.

Abrir uma empresa não tem uma receita pronta, porque cada situação é única, assim como o porquê de estar fazendo isso. Então, organizamos algumas dicas que vão te ajudar a estruturar um planejamento de empreendedor.

  1. Defina um plano de negócios

A etapa mais importante para quem quer ser empreendedor é começar definindo um plano de negócios. Nessa primeira fase é necessário especificar os objetivos, de quanto precisa de capital, mapeamento de mercado e análise de concorrência, Também  é necessário fazer a análise do que a sua empresa vai oferecer.

De imediato pode parecer algo complexo, mas à medida que vai colocando tudo no papel e tem uma boa base de pesquisa, as etapas vão ficando mais claras. Quanto mais você estudar sobre todos os detalhes, mais insights e novas ideias vão surgir. 

  1. Não se apegue à ideia de que precisa ser original

No mundo dos negócios uma característica para se manter crescendo é exercitar a flexibilidade. E por que? Porque a questão da originalidade de um negócio é sim importante, contudo, ao se apegar demais a isso, ela pode não estar limitada em questões que poderiam fazer com que expandisse o crescimento.

Conhecemos inúmeros exemplos de empresários que criaram produtos ou empresas realmente originais e que conquistaram lugares de destaque por décadas ou mais. Nike, Coca-Cola, Chilli Beans, Apple, Microsoft, BMW, e por aí vai. A lista é imensa.

A questão é que além dessas empresas mundiais, também vamos conhecer empresas nacionais, regionais ou até mesmo locais que também se desenvolveram com uma história de sucesso e ótimo faturamento. O ponto central é que muitas dessas empresas precisaram se reinventar, muitas vezes por conta de uma dificuldade econômica, financeira ou social.

A originalidade deve ser mantida em seu propósito, no valor do produto ou serviço que sua empresa tem como base. Outra porta de entrada é pensar no seguinte: Eu vendo o mesmo produto que a loja x, mas o que eu posso trazer como diferencial?. Geralmente essa resposta está na forma de se comunicar com seu público, e não só no diferencial do produto.

  1. Pesquise e estude o seu público

A definição e a análise detalhada do seu público é o que direciona toda a estrutura, posicionamento, apresentação do produto, formato de vendas, abordagem, e uma série de outros detalhes.

Alguns pontos importantes que você precisa saber sobre o público de sua empresa:

  • faixa etária e gênero;
  • locais que esse público mais frequenta;
  • quais os interesses das pessoas que consomem esse tipo de produto?
  • qual a linguagem a ser adotada pelo marketing para atrair essas pessoas?
  • quais as dores do cliente que busca esses produtos?

São questões essenciais para definir qualquer coisa antes de começar o seu negócio. É o perfil do público que orienta as tomadas de decisão nesse sentido, afinal, as estratégias devem ser planejadas para que um determinado tipo de pessoas tenha interesse.

  1. Invista em marketing

Pode ser que você questione a necessidade de pensar sobre o marketing logo no início do processo. E aqui vai a resposta: o marketing vai muito além do que fazer a divulgação da sua empresa, dos produtos e serviços.

O bom marketing, pensado de forma estratégica e com base em seus objetivos e no público, é responsável por agregar valor ao que sua empresa vende, assim como atrair novos clientes e diferentes públicos para conhecer o seu negócio.

Tudo começa em conhecer a jornada do cliente. Ou seja, gerenciar estratégias de comunicação que envolvam desde apresentar a sua marca às pessoas, até direcioná-las a ter interesse no produto para comprar, e por último, fidelizar a escolha delas com a sua empresa.

  1. Peça ajuda a especialistas

Quando se trata de começar um novo negócio, independente do nicho de mercado, essas três áreas precisam estar alinhadas: financeiro, contábil e jurídico.

São os três setores que precisam sempre estar bem planejados e cuidados, pois constituem a base do sucesso da empresa. Normalmente são burocracias e tomam bastante tempo, então é sempre indicado contar com especialistas, que além de cuidarem dos detalhes de forma profissional, ainda te ajudam com dicas e consultorias.

Tenha paciência e busque ter o máximo de segurança em cada passo. Nem todos os riscos podem ser previstos, mas com um plano de negócios consistente, bem organizado e com as pessoas certas cuidando de cada detalhe, as chances de sucesso multiplicam-se.

Tiago Lenz, contador
Lenz Contabilidade / True BPO
Contabilidade | Assessoria | BPO Financeiro
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