Empreendedorismo: Mitos e Verdades


O empreendedorismo é a capacidade ou disposição de idealizar e coordenar um novo negócio, ou ainda, explorar novos mercados em empresas já existentes. Durante esse processo, saber administrar os desafios e criar soluções eficazes se faz fundamental.
Para empreender é preciso estar disposto a correr riscos, ter iniciativa, liderança e persistência. Mas, se você deseja entrar para o universo do empreendedorismo precisa saber como ele funciona. E pensando nisso, separamos alguns mitos e verdades sobre empreender.
Confira:
1 – Abrir uma empresa no Brasil é demorado: Verdade. No Brasil o tempo para abrir uma empresa é de em média 140 dias, podendo levar um tempo maior dependendo do ramo, enquanto que na Nova Zelândia leva menos de um dia e nos Estados Unidos em média de 5 dias para abrir uma empresa.
2 – O sucesso do negócio vem rápido: Mito.
Depois de tirar o negócio do papel ele precisará adquirir experiência, investidores e muitas negociações até que realmente comece a gerar lucro. E isso levará algum tempo, podendo variar de acordo com cada negócio.
3 – É preciso ter muito dinheiro para começar: Mito.
Existem muitos negócios que começam do zero e que encontram maneiras de se colocar no mercado, para isso é necessário estudo, estratégias e planejamento. Mas é possível sim, iniciar uma empresa sem muito dinheiro, dependendo do nicho o investimento pode ser mínimo.
4 – Só empreende quem tem ideias únicas: Mito.
Muitas pessoas pensam que para empreender é preciso ter uma ideia diferente e única, mas na verdade você também pode empreender fazendo algo que já existe só que de uma forma mais eficiente e com maior qualidade.
5 – Ter sócios não é bom: Mito.
É ótimo quando não estamos sozinhos e temos pessoas que nos encorajam e sonham junto com a gente, ter um negócio em sociedade pode ser um ótimo caminho quando os sócios têm objetivos em comum e são responsáveis com o que acreditam.
6 – Para empreender é preciso nascer empreendedor: Mito.
As pessoas tornam-se empreendedoras, e desenvolvem características comuns, como espírito de liderança, criatividade, foco e disposição para assumir riscos. Essas características podem ser desenvolvidas com o tempo, com a maturidade e com o aprendizado.
7- Empreendedores precisam ser bons vendedores: Verdade.
É necessário saber vender sua ideia, seu produto ou serviço. Para convencer os clientes de que seu negócio é de qualidade, gerando confiança.
8 – É necessário ter assessoria contábil para empreender: Parcialmente verdade.
Isso varia de acordo com a estrutura da empresa, pequenos negócios geralmente conseguem administrar todos os processos. Mas, dependendo do enquadramento e do porte da empresa, contar com a ajuda de um profissional especializado é sempre um bom caminho. Isso irá garantir que tudo será feito da melhor forma, otimizando os processos, evitando gastos desnecessários com multas e garantindo o pagamento correto dos impostos e entrega das obrigações acessórias exigidas pela tributação e porte da empresa.
Portanto, ao precisar de ajuda contábil para empreender, não deixe de entrar em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.
Tiago Lenz, contador
Lenz Contabilidade
Contabilidade | Assessoria | BPO Financeiro
(51) 3710.2720 (Whatsapp) para agendamentos
Instagram: @lenzcontabilidade
Facebook: LenzContabilidade