Contabilidade para psicólogos: o que você deve saber


Se você é psicólogo e a contabilidade é um dos maiores pontos de interrogação para sua profissão, este artigo vai tirar todas as suas dúvidas!
O trabalho de um psicólogo é muito corrido e agitado, seja ele autônomo ou parte de um consultório. Ter que se preocupar com impostos, tributos e declaração de imposto de renda, ao invés de apenas focar em seus pacientes, está longe do ideal.
Além disso, um erro de cálculo na hora de emitir uma nota fiscal, pagar um imposto ou controlar seus gastos pode se transformar em uma bola de neve e custar muito caro no futuro! Contar com a ajuda de um profissional especializado é a melhor escolha.
Qual a melhor opção de legalizar meu negócio?
De forma geral, um psicólogo pode atuar de duas formas: autônomo ou pessoa jurídica.
Um psicólogo autônomo paga os impostos na pessoa física. Estão incluídos mensalmente o imposto de renda (fazendo o cálculo pelo carnê leão) e o INSS Autônomo. Para cada paciente um recibo deverá ser emitido.
Como pessoa jurídica, o modelo mais usado de tributação é o Simples Nacional. Ele unifica o pagamento de impostos em uma guia, chamada de DAS (documento de arrecadação do simples).
Também existe o modelo do Lucro Presumido. A porcentagem de impostos é muito parecida com o Simples (em torno de 16%), necessitando uma análise técnica de cada caso para escolher a opção mais viável.
Muitos profissionais de psicologia ainda se perguntam: psicólogo pode ser MEI?
Psicólogo não pode ser Microempreendedor Individual (MEI)
O serviço de psicologia não está mais presente nas atividades permitidas pelo MEI. Para evitar pagar os custos altos de declarar os ganhos como pessoa física, é mais vantajoso ter seu próprio CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Por que ter um CNPJ e emitir Nota Fiscal?
- Atender como pessoa física sujeita o psicólogo a uma tabela de imposto de renda. Os tributos podem variar entre 7,5% a 27,5% da quantia recebida!
- Atuando como empresa o psicólogo paga menos impostos do que como pessoa física;
- É mais fácil acompanhar os gastos;
- É mais fácil de realizar os pagamentos de tributos e ficar em dia com o fisco;
- O psicólogo com CNPJ possui outras facilidades, como créditos bancários, assistência médica, e comprovação de renda.
Se você ainda ficou em dúvida, não precisa se preocupar. Um contator irá realizar uma análise tributária e mostrar a economia real que você irá fazer caso mude de pessoa física para pessoa jurídica!
Por que contar com um contador?
Um contador é o profissional que cuida de toda a parte financeira. Ele providencia os documentos, organiza os pagamentos, cria mecanismos de controle e garante que você possa estar livre para se preocupar apenas com o atendimento dos pacientes.
E tudo isso dentro da lei. Ter um contador é a melhor maneira de pagar menos impostos de forma legal!
E caso você veja os cálculos e decida passar de pessoa física para pessoa jurídica, abrindo uma empresa e tirando CNPJ, o contador irá auxiliar em todo este processo.
Outras vantagens de contar com um contador:
- Tempo livre longe da burocracia, para focar em sua carreira;
- Chance muito menor de cometer um erro contábil e pagar caro no futuro;
- Suporte na hora de expandir ou repensar os gastos futuros.
Para finalizar, a escolha de ter ou não um CNPJ é uma das principais que todo psicólogo irá encarar durante sua carreira. A melhor maneira de prosseguir nessa hora é contar com a opinião de um especialista.
Esperamos que o artigo tenha ajudado você a ter uma ideia mais clara das suas opções. Independente de como irá prosseguir, a melhor escolha é aquela mais compatível com sua realidade e planos futuros.
Deixe um comentário ou entre em contato caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto!
Tiago Lenz, contador
Lenz Contabilidade
Contabilidade | Assessoria | BPO Financeiro
(51) 3710.2720 (Whatsapp) para agendamentos
Instagram: @lenzcontabilidade
Facebook: LenzContabilidade

