Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Contabilidade para médicos: como organizar e separar a pessoa física da jurídica?


Por Redação / Agora Publicado 26/07/2022
Ouvir: 00:00

A contabilidade para médicos é um tema extremamente importante para os profissionais da saúde. Com uma contabilidade especializada, é possível pagar menos impostos evitando taxas indevidas, além de auxiliar na regularização de tributos cobrando seus pacientes da maneira correta.

Porém, uma das maiores dificuldades para médicos é a organização das despesas e receitas e a separação da pessoa fisica da jurídica.

Como você se organiza e gera o controle do seu financeiro? Pensando em te ajudar com esse processo, separamos algumas dicas para você.

Como organizar e separar a pessoa fisica da jurídica

Realizar a separação do que pertence a pessoa jurídica e do que diz respeito ao pessoal é um desafio, e é ainda mais difícil para quem não possui o hábito de organizar e controlar seus gastos.

Mas, se você deseja começar controlar melhor as suas finanças. Continue a leitura para conferir como fazer isso!

Separe o seu dinheiro
Para evitar confundir a gestão das despesas pessoais com as despesas da empresa, comece separando as suas contas, criando uma conta corrente para cada. Dessa forma, você terá mais facilidade para controlar os gastos e mais segurança para tomar decisões.

Para não cair na armadilha de utilizar o dinheiro pessoal para cobrir gastos jurídicos é preciso ter seus objetivos bem claros – o controle e organização das finanças para separar a pessoa fisica da jurídica.

Defina sua porcentagem de ganho mensal ou pró-labore
Estabeleça um valor fixo ou um percentual de retiradas mensais. Assim, será mais fácil controlar as retiradas e evitar que você tome todo o lucro pra você – esquecendo que a empresa também precisa de investimento.

Sendo assim, tanto você quanto os demais sócios da empresa (quando for o caso) devem possuir um valor de pagamento definido que poderá variar de acordo com os resultados ganhos na empresa em determinado período.

Faça reservas
Depois de ter as contas separadas e as retiradas mensais pré-definidas, busque criar uma reserva financeira. Essa reserva permitirá que você esteja preparado para enfrentar possíveis imprevistos ou tempos de crises.

Faça uma análise
Você sabe qual é o lucro real da sua empresa e qual é o valor total das despesas pessoais, tanto fixas quanto variáveis todos os meses? Para saber de todos esses dados, é preciso que eles estejam registrados.

O diagnóstico permitirá entender com clareza qual a situação da empresa, se ela está gerando lucro ou apenas prejuízos. Ao separar as finanças, também irá separar todas as contas e despesas relacionadas à empresa e a vida pessoal.

Planeje-se
Como vimos, para separar a conta física da conta jurídica é necessário muita organização e planejamento. O objetivo final é evitar prejuízos e perdas no futuro. Dessa forma, você estará investindo em você e no seu negócio! Planejar e definir metas é fundamental para garantir o controle.

Conte com um time de especialistas
Ao contar com a ajuda de um time de especialistas, você encontra uma ótima oportunidade para organizar e melhorar a sua estratégia financeira e contábil. Permitindo a visualização dos seus ganhos e projeção de lucros.

A contabilidade para médicos é responsável pelos procedimentos fiscais e estudo das leis vigentes no país. Mantendo a situação fiscal sempre em dia e garantindo maior tranquilidade para os médicos.

Enquanto você cuida dos pacientes nós cuidamos da sua contabilidade.
Entre em contato conosco!

Tiago Lenz, contador
Lenz Contabilidade / True BPO
Contabilidade | Assessoria | BPO Financeiro
(51) 3710.2720 (Whatsapp) para agendamentos
Instagram: @lenzcontabilidade
Facebook: LenzContabilidade