Os problemas estéticos causados pela má postura podem ter início já na adolescência. As causas mais comuns destes desvios nessa fase são: má postura durante as aulas, o uso incorreto de mochila escolar, a utilização de calçados inadequados, o sedentarismo e a obesidade. Já na vida adulta, está relacionado com a maneira de se sentar, de dormir em colchões inadequados, de carregar peso, dirigir, a prática de atividade física inadequada.

As principais alterações posturais são: Hipercifose torácica: desvio da coluna torácica “para frente”, causando a posição de “corcunda”, com o pescoço, ombros e cabeça inclinados para frente. Escoliose: curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, na qual os ombros e quadris ficam com um lado mais alto que o outro. E também há a Hiperlordose lombar: acentuação da curvatura lombar, elevando os glúteos e salientando a barriga.

Uma das consequências mais comuns da postura incorreta é a dor nas costas. Quando há algum tipo de desvio na coluna, o espaço entre as vértebras é comprimido, dificultando a circulação sanguínea e dos vasos linfáticos. Com problemas na circulação, o corpo acumula gordura e líquidos, resultando no aparecimento de celulites e gorduras localizada, principalmente nas regiões de abdômen e quadril.

Para evitar esses incômodos preservando a saúde física e estética, é importante ter bons hábitos desde cedo. Afim de obter esse equilíbrio e harmonia corporal, indica-se o Método Pilates como atividade ideal. No caso das pessoas que já possuem gordura localizada e celulite e desejam eliminar esses incômodos, recomenda-se associar com os procedimentos estéticos, como a Radiofrequência, Ultrassom, Drenagem Linfática, que atuam de forma complementar no tratamento.

por Romine D’Agostino
Fisioterapeuta
Studio Jovially
Pilates | Fisioterapia | Estética
(51) 3011.3131 (Whatsapp) (CLIQUE AQUI) para agendamentos
Instagram: @studiojovially
Facebook: Studio Jovially