Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Gestão financeira e a precificação de serviços: como gerenciar esses processos em clínicas médicas?


Por Redação / Agora Publicado 07/07/2022
Ouvir: 00:00

O conceito de gestão financeira diz respeito a um conjunto de processos em que clínicas e consultórios precisam se manter bem estruturados para se manterem no mercado. Não importa o tamanho do negócio, cuidar da saúde financeira de uma clínica médica é o que vai guiar todos os resultados.

É importante ter em mente que as engrenagens desse setor funcionam juntas, ou seja, trabalham em codependência. O objetivo deste artigo é explicar que a gestão financeira é intrínseca à precificação dos serviços em clínicas médicas, e vice-versa.

Por exemplo: Se a gestão financeira da clínica médica não estiver sendo gerenciada de forma efetiva, logo, isso vai impactar na precificação dos serviços oferecidos. Mas não é só isso, neste caso o contrário também é válido, vejamos: Se a precificação dos serviços disponíveis estiver sendo feita de forma incorreta, ou se a agenda estiver desorganizada, isso será uma consequência que alcançará todo o financeiro do negócio.

Confira esse post e entenda a importância da gestão financeira em clínicas médicas e porque você precisa desse cuidado em seu negócio.

Como fazer a gestão financeira em clínicas médicas?

Abrir o próprio consultório ou clínica exige uma atenção especial com o dinheiro. Não basta se preocupar em como ganhá-lo, é preciso ter conhecimento para administrá-lo, e isso pode não ser tão simples.

Fluxo de caixa, notas fiscais, questões tributárias, controle de estoque e demonstrativo de resultados são alguns dos conceitos que precisam ser familiarizados. Porém, com uma agenda cheia, cuidar disso sozinho não é a melhor opção. Por isso muitos médicos contratam serviços especializados ou terceirizam completamente esse setor, porque é uma forma segura de manter a gestão financeira mais eficaz.

Uma das responsabilidades que precisa ter especial atenção em uma clínica médica é a análise e registro do fluxo de caixa. E por que essa função é tão importante? Especificamente, o controle de caixa é o termômetro dos impactos da precificação dos serviços. Ou seja, a gestão financeira tem impacto mútuo com os métodos de precificação.

Precificação dos serviços em clínicas médicas: o que é preciso considerar?

Um dos pontos mais importantes da gestão financeira médica, como já vimos, é a precificação dos serviços de saúde. Na prática, os preços devem estar alinhados com as expectativas de lucro, custos do negócio e com a concorrência.

Para que a longo prazo a precificação possa render mais lucratividade e expandir o negócio, é necessário que a gestão financeira seja bem administrada desde a abertura da clínica. Do contrário, problemas podem colocar em risco a manutenção da empresa de saúde.

Então, o que precisa ser considerado na precificação dos serviços de saúde?

Ao considerar os valores de cada serviço oferecido, há três principais pontos que precisam ser vistos:

  • Custos: fixos ou variáveis, são todos os gastos relacionados a bens e serviços que são utilizados para outros;
  • Despesas: são os gastos administrativos da clínica;

Margem de lucro: é a diferença entre o faturamento e os custos, é o que indica o ganho em lucratividade nos serviços oferecidos.

Porém, para entender como a precificação não é algo tão simples, considerando seus impactos, fazer a análise burocrática não é suficiente, por isso é importante ter o alinhamento com os preços de mercado do setor.

Alguns fatores que implicam na determinação dos valores e serviços de uma clínica médica são:

  • As características dos serviços oferecidos, considerando sempre a demanda e a sazonalidade deles;
  • Gestão financeira da clínica, conhecendo os detalhes sobre receitas, endividamento, etc;
  • O público-alvo da clínica, entendendo as necessidades dos clientes que buscam esses serviços e disponibilidade financeiras destes;

Outro fator importante é a avaliação do histórico da clínica, ou seja, se for considerada de referência pela experiência de mercado, os preços são mais valorizados, o que também requer mais investimentos em infraestrutura do espaço.

O que é importante colocar em prática na gestão financeira médica?

Bem, até aqui vimos em detalhe o que compõe uma gestão financeira de clínicas médicas e como a precificação impacta todo esse processo e vice-versa.

Uma ótima opção é terceirizar os serviços financeiros, embora isso não anule o fato de que os gestores também precisam ter conhecimento das questões básicas desses processos. Contudo, considerando todas as demandas que envolvem um consultório médico, é importante e mais assertivo contar com empresas especializadas em gestão financeira médica.

Com o BPO financeiro, por exemplo, a empresa vai terceirizar o setor. Isso quer dizer que ela vai entregar integral ou parcialmente as atividades dessa área para a empresa especializada gerenciar e executar as atividades.

A empresa prestadora do serviço de BPO oferece uma estrutura gerencial, em que os profissionais são especializados e assumem todas as rotinas do setor da empresa contratante.

Quer saber como podemos ajudar a sua clínica a conquistar o sucesso financeiro?

e você tem interesse em conhecer mais sobre as vantagens do BPO financeiro, marque uma reunião conosco.

Tiago Lenz, contador
Lenz Contabilidade / True BPO
Contabilidade | Assessoria | BPO Financeiro
(51) 3710.2720 (Whatsapp) para agendamentos
Instagram: @lenzcontabilidade
Facebook: LenzContabilidade