O cliente que busca o financiamento na modalidade de aquisição de terreno e construção, ou construção em terreno próprio, sempre nos questiona sobre o que é pago durante o período de execução da obra.

Tanto no Programa Casa Verde e Amarela, quanto no SBPE, são pagos dois valores: a vistoria de acompanhamento e a taxa de evolução da obra.
Na linha SBPE, o valor da vistoria é fixo: R$ 400,00. No PCVA, é cobrado 1,5% sobre o valor a ser liberado no mês para o cliente. A quantidade de vistorias é definida pelo responsável técnico no preenchimento da Proposta de Construção Individual (PCI). Hoje, a vistoria presencial do engenheiro credenciado acontece em dois momentos: quando a obra completa 30% de execução, e quando chega em 85% de obra concluída. As demais medições são feitas por meio da Planilha de Levantamento de Serviços (PLS), que é preenchida pelo responsável técnico e pelo cliente.

Além da vistoria mensal, o cliente vai pagando a taxa de evolução de obra, que é proporcional ao que vai sendo liberado do valor de financiamento ao cliente. Ou seja, a parcela começa pequena, até chegar no valor de encargo previsto, que é quando o cliente recebe todo valor contratado. Este valor não é amortizado do saldo devedor. Importante lembrar, que a última parcela só é liberada ao proponente após a obra estar concluída, com habite-se emitido, INSS recolhido, e conclusão da obra devidamente averbada na matrícula, no Registro de Imóveis.

Ainda tem dúvidas? Chama a gente que lhe auxiliamos em todo processo!

por Camila Dal Pian Bassegio,
Dal Pian Serviços Administrativos
(51) 3729.5402
(51) 9 9169 2848  (WhatsApp Lajeado)
(51) 9 9159 2029 (WhatsApp Estrela)
Instagram: @correspdalpian
Facebook: @caixaquilajeado