A chegada da primavera em 2020 será diferente. Ela começo na terça-feira (22) e será celebrarda por planetários do Brasil inteiro. Eles irão se unir para promover um evento online. 

O momento será dividido em duas partes, uma contendo uma exibição de vídeo e a outra será um bate papo com especialistas. O evento vai acontecer no YouTube

O vídeo será exibido às 10h e deve terminar às 10h30min. Em seguida começa as respostas dos especialistas e explicações sobre o equinócio da primavera, que deve se estender até às 11h.

Planetários podem ser comparados com uma espécie de cinema. Os espectadores observam uma cúpula, onde são projetados conteúdos sobre astronomia e sobre ciência. O material audiovisual é produzido pelos próprios planetários.  

“Quando você vai ao planetário, geralmente você vê [vídeos] sobre o céu da sua cidade. [Nessa sessão], vamos ver o céu do Brasil”, disse o presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP), José Roberto de Vasconcelos, em entrevista à Agência Brasil. 

“É como se estivesse ao ar livre olhando para o céu. A função do planetário – embora ele possa apresentar vários tipos de conteúdos diferentes nessa tela em formato de domo – a principal finalidade é fazer um simulação do céu”, explicou Vasconcelos.